O MUNDO depois de BENETTON!

 

Quem resiste à maciez de uma blusa de lã tão prática e colorida? Ou a uma linha de mala escandalosamente colorida?

As roupas e acessórios da marca italiana BENETTON são modernas, ousadas e diferentes!

 

A irreverência e a polémica de uma marca que aposta na cor e num universo de opostos, que propõe unir os extremos!

 

História

 

Tudo começou em 1963 na pacata cidade de Ponzano Veneto, próximo a Treviso, quando Giuliana Benetton decidiu tecer uma blusa de lã bem colorida que os vizinhos adoraram.

Seu irmão, Luciano, que havia trabalhado em uma loja de roupas para sustentar sua família, começou a vender as roupas coloridas que a irmã confeccionava em seu tempo livre. Com 30 mil liras, obtidas à custa da venda de uma bicicleta e um acordeão, eles adquiriram uma máquina de fazer malhas, passando a produzir regularmente blusas de qualidade. As malhas eram vendidas para as lojas na região de Veneto.

Deste modo foi criada em 1965 a empresa Maglificio di Ponzano Veneto dei Fratelli, uma empresa familiar gerida pelos quatro irmãos - Luciano, Giuliana, Gilberto e Carlo. A aposta de Luciano foi marcada pela diversidade das cores, que se tornou mundialmente conhecida e um dos ícones da marca. Com o êxito obtido dos pulôveres coloridos foi necessário investir novamente na empresa e o negócio floresceu.

 

 A partir de 1966, o grupo passou a contar com a colaboração do estilista francês Lison Bonfils, uma parceria que deu bons resultados já que ajudou a expandir o negócio. Três anos após o aparecimento da primeira fábrica, a BENETTON inaugurou a primeira loja própria na pequena cidade de Belluno localizada na região de Veneto nos Alpes italianos.

 

 Foi um sucesso imediato devido às características apelativas das roupas e ao ambiente acolhedor do estabelecimento.

 

Sede Benetton - em VILLA MINELLI!

 

Around The World

 

A marca Benetton teve os primeiros traços em 1969 quando foi inaugurada a primeira la fora das fronteiras italianas, em Paris.

A escolha foi natural para Luciano Benetton que admite facilmente que “Tenho duas paixões. O meu país e Paris.” Não se perderam as cores com que sempre se pintou o espírito da expansão mundial. Este verdadeiro império, em Portugal a partir de 1984, tem mais de 5000 lojas espalhadas por todo o mundo.

 

UNITED COLOR OF BENETTON VS POLÉMICA

 

Ao longo dos últimos anos foi impossível ignorar as polémicas campanhas institucionais de Benetton.

De todos os sentimentos que poderiam provocar a indiferença, claramente, não faz parte da lista.

A objectiva do fotografo Oliviero Toscani chocou o mundo encarando de frente problemas universais.

É possível não pensar no racismo perante fotografias de um beijo inter racial? Não descobrir a poluição diante da imagem de uma ave que nadava coberta de petróleo? E o que tem isso a ver com moda?

 

 Luciano Benetton esclarece: “O nosso objectivo nunca foi usar a provocação como meio de vender mais produtos mas antes instituir uma nova forma de comunicação.” O espírito internacional característico do império Benetton e a vontade de unir o mundo em torno da cor despertou consciências.

A mensagem é da universalidade.

 Não há duvidas “é uma marca que ultrapassa gerações e, por isso, preserva a capacidade de comunicar os valores transversais de norte a sul, este a oeste, a qualquer idade”, afirma Luciano Benetton.

 

Quase 20 anos depois do primeiro choque publicitário, a vontade de congregar países continua.

Algumas das campanhas Benetton:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Magnitude Benetton: De um tear de família para o MUNDO!

 

120 países por todo o mundo

5 500 lojas situadas em centros comerciais e no centro histórico das cidades

650 restaurantes em áreas de serviço na Europa

170 milhões é o numero de peças vendidas todos os anos pelas marcas do grupo

400 designers ao serviço da marca

40 países, 4 edições, 4 idiomas são os números da publicação da revista Colors

 

 

 

Benetton é paixão. Energia. FORÇA!

 

 

 

Amanhã: Tatuagem da semana!

Domingo: Girl Of The Moth!

 

Curiosidade do dia: Quando fores ao Mc Donalds, presta atenção na maneira com que eles colocam a comida na sua bandeija: o "M" estará sempre virado para o teu lado. Curioso , não? :D

 

DIVULGAÇÃO:

Queridas leitoras deixo-vos aqui o link de um blog que eu gosto imenso por estar sempre cheio de novidades e posts curiosos!

http://euviquetuviste.blogs.sapo.pt/ , dá uma vista de olhos :) NÃO PERCAS, vaiiis gostar :P

 

 

Love, MF*

 

 

publicado por ModaFeminina às 00:01 | link do post | Comentar